07/04/2011

Tempo Assist implanta NOC para ganhar eficiência operacional e se preparar para dobrar de tamanho

Com investimentos que ultrapassam R$ 10 milhões no NOC, a companhia está consolidando as sete aquisições realizadas nos últimos três anos e promete continuar crescendo.

São Paulo, março de 2010 - Depois de adquirir sete empresas nos últimos três anos, a Tempo Assist prepara-se para dobrar de tamanho com a eficiência das suas operações nos próximos anos, expandindo ainda mais os negócios. Para tanto, está investindo R$ 10 milhões na implantação do NOC (Network Operations Center), o que vai garantir disponibilidade e performance 24 horas, sete dias por semana, em todas as suas operações no Brasil.

“Somos a primeira companhia do setor de Assistências Especializadas 24 horas, Saúde e Odontologia a investir no conceito e cultura de NOC de forma 100% integrada e queremos ser benchmarking nesse segmento”, revela o diretor de operações e tecnologia da Tempo Assist, Ricardo Manhães. “Para se ter uma idéia da importância do NOC, só investem neste conceito empresas que possuem visão de alta disponibilidade, crescimento, continuidade e foco em alta escala de processamento”, diz Manhães.

O NOC, que em português significa Centro de Operações de Rede, é um modelo de gestão adotado por grandes empresas, a exemplo de bancos, empresas de telecomunicações, energia etc., e que, por meio de softwares específicos, monitoram suas plataformas operacionais de forma estruturada permitindo à empresa saber em tempo real o funcionamento de toda a plataforma classificada como “MISSÃO CRÍTICA”, como, por exemplo, a performance dos sistemas da Central de Atendimento, a velocidade para a aprovação e liberação de procedimentos médicos e odontológicos, entre outros.

Os investimentos da Tempo Assist no NOC envolvem a construção de uma sala especialmente desenhada para este fim, no primeiro piso da sede da empresa, em Alphaville, que acaba de receber telões de monitoramento, diversos softwares, entre eles o de monitoração de web sites, links de telecomunicação, servidores de aplicação, de banco de dados e de disponibilidade de rede em todo o País. Além disso, toda a infraestrutura foi substituída por uma rede redundante e contigenciada, com a aquisição de servidores, storage e cabeamento estruturado, segmentando a rede de negócios da rede de backup, tornando-as independentes.

Manhães conta que, na Tempo Assist, o NOC é responsável pelo monitoramento dos sites, acessos à rede, performance dos servidores, dos links e de todos os sistemas das Centrais de Atendimento. Além disso, sites contingenciais serão instalados tanto para a operação quanto para a gestão dos negócios. “O salto da qualidade nos serviços vai ao encontro da missão da companhia de assegurar o bem-estar dos clientes, oferecendo a melhor experiência de atendimento, por meio de nosso time e nossos parceiros”, afirma o diretor. O conceito do NOC foi criado nos Estados Unidos, mas o desenho da solução utilizada pela Tempo Assist foi desenvolvido pela equipe interna de tecnologia.

A cada 1 minuto, os sistemas de monitoria simulam mais de mil procedimentos, entre os principais estão consulta à rede credenciada nos websites, solicitação de aprovações para consultas médicas e odontológicas, solicitações de serviços de assistências auto, residenciais e pessoas, entre outros. “Dessa maneira, conseguiremos saber onde existem altos volumes de transações e identificar antecipadamente possíveis riscos de falhas nos sistemas e, assim, evitar que haja breves interrupções em nossos serviços”, explica o diretor, que alerta: “em nenhum lugar do mundo o NOC impede 100% de falha, mas garante a solução imediata, muitas vezes nem refletindo em indisponibilidade do serviço, e, ainda, evita erros recorrentes”.

Ainda segundo o diretor, o NOC agrega valor real aos negócios dos clientes e parceiros da Tempo Assist. “Fazer parte do nosso portfólio de clientes é dispor também dos benefícios desta tecnologia”, ressalta Manhães.

Base do Conhecimento Tempo Assist

Uma ferramenta riquíssima para a Tempo Assist e que se construirá permanentemente com o NOC é a Base de Conhecimento. Trata-se de um sistema que sinalizará, quando houver uma ocorrência, as ações tomadas no passado que deram certo e, também, aquelas tentativas que não resultaram em sucesso. “Além da diminuição das ocorrências, as soluções para repará-las vão se tornando ainda mais eficientes e automatizadas na medida em que temos o conhecimento de todo o histórico”, conclui Manhães.

A Tempo Assist, do portfólio da GP Investimentos, é uma empresa de capital aberto desde dezembro de 2007, com ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Resultado da fusão de diferentes empresas com atuação em variados segmentos assistenciais, a Tempo Assist construiu a mais completa plataforma de soluções nos segmentos de Assistências Especializadas 24 horas, Saúde e Odontologia.