26/03/2014

Tempo Assist encerrou 2013 com crescimento de 11,1% no EBITDA Recorrente, atingindo R$ 54,4 milhões

O Grupo TEMPO ASSIST [BM&FBovespa: TEMP3] – uma das principais companhias do país na prestação de serviços de seguros saúde, planos odontológicos, assistências especializadas, home care e soluções em saúde – reportou Ebitda Recorrente (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 14,2 milhões no quatro trimestre de 2013, resultado 16,1% maior que o do mesmo período no ano anterior. No acumulado do ano, o crescimento foi de 11,1%, totalizando R$ 54,4 milhões.

A receita líquida atingiu R$ 965 milhões em 2013, montante 8% superior ao apurado em 2012. No 4T13, a receita líquida somou R$ 254, 1 milhões, aumento de 11,4% em relação ao 4T12. O lucro líquido no quarto trimestre foi de R$ 22,4 milhões e somou R$ 40,3 milhões no acumulado de 2013.

A TEMPO ASSIST também fez importantes desinvestimentos em 2013, nas unidades de Odonto e Seguradora de Saúde.

Para Marcos Couto, CEO da TEMPO ASSIST e Diretor de Relações com Investidores, “a TEMPO ASSIST está bem posicionada para enfrentar os desafios de 2014 e crescer de maneira sustentável, com rentabilidade e eficiência em seus negócios”.

Assistência

A Unidade Assistências (TEMPO USS), que  presta serviços assistenciais para veículos, pessoas e residências por meio de parceiros, terminou o 4T13 com receita líquida de R$ 124,8 milhões, alta de 20,1%  quando comparada ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, o resultado foi 16,5% maior que o alcançado em 2012,  atingindo R$ 467 milhões. Já o lucro líquido cresceu 66,3%, atingindo R$ 29,8 milhões em 2013, considerando o acumulado do ano.

A TEMPO USS registrou EBTIDA anual recorrente de R$ 50,2 milhões em 2013, resultado 39,9% superior ao período anterior. A margem EBITDA também cresceu e atingiu 10,7% no ano.

A Unidade Assistência continua sendo o motor de crescimento da companhia, por conta da performance de sua base de clientes e pela expansão do canal massificado de comercialização. Além disso, a TEMPO USS teve o faturamento do trimestre corrente impulsionado pelas atualizações de preços de alguns contratos, que eram deficitários. A sinistralidade média do negócio melhorou em doze meses, por conta dos contratos reajustados e dos investimentos internos em projetos de eficiência operacional.

Home Care

A MED-LAR, divisão de atendimento domiciliar da TEMPO ASSIST, atingiu lucro líquido de R$ 8,4 milhões no 4T13, crescimento de 165,3% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano de 2013, o lucro líquido da unidade cresceu 61,1% e somou R$ 13,4 milhões.

O EBTIDA totalizou R$ 15,9 milhões em 2013, alta de 43% sobre 2012. Na comparação  4T13 versus 4T12, o crescimento foi de 76,2%.

A carteira da unidade cresceu 17,9% em 2013, são 274 novos pacientes. O resultado reflete os esforços comerciais e administrativos realizados pela unidade, que investiu em melhorias operacionais e em ações para estreitar o relacionamento com seus clientes.

Unidade Saúde Soluções

A receita líquida da Unidade Saúde Soluções (CRC, que atua há 20 anos nos setores público e privado, e Gama Saúde, que oferece a gestão de planos administrados) cresceu 44,9% no 4T13 quando comparada ao 4T12, devido principalmente à conquista de novos clientes.

A busca por uma maior eficiência tanto operacional quanto financeira, permitiram o alcance do EBITDA de R$ 3,8 milhões no 4T13, resultado 115,2% superior ao verificado no mesmo período do ano passado.

Unidades em desinvestimento

Seguradora Saúde

A TEMPO ASSIST anunciou em novembro de 2013 a venda, por R$ 30 milhões, de toda a carteira de segurados desta unidade para a Unimed Seguros Saúde.  A operação foi aprovada, sem restrições, pela ANS e pelo CADE. Dessa forma, a transferência da carteira de clientes será efetivada no dia 1º de abril de 2014, conforme previamente anunciado no Fato Relevante de 04 de novembro de 2013.

A TEMPO SAÚDE continuará responsável pela gestão e pelo resultado da carteira de clientes, até a data da realização da transferência da carteira para a Unimed Seguros Saúde.

“Temos a convicção de que tomamos a melhor decisão ao realizarmos as operações de desinvestimento em mercados sujeitos a risco. Agimos com a clara intenção de aumentar a geração de valor na TEMPO ASSIST”, diz Marcos Couto, CEO da companhia e diretor de Relações com Investidores.

No acumulado do ano, a receita líquida dessa Unidade cresceu 1,5% em comparação ao verificado em 2012, alcançando R$ 288,3 milhões. O EBTIDA Recorrente foi de R$ 5,8 milhões negativos no último trimestre de 2013, alta de 168,3% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Odonto

A divisão de planos odontológicos TEMPO DENTAL, no canal corporativo, encerrou o 4T13 com crescimento de 3,7% em sua base de beneficiários  e de 7,1% no seu ticket médio mensal.

No canal Afinidades, apesar da redução da base de beneficiários em 15,8%, o ticket médio mensal subiu 14,1%, devido às recomposições de preços realizadas durante o ano de 2013.

A receita líquida da Unidade atingiu R$ 22 milhões no 4T13, alta de 9,4% diante do mesmo período do ano anterior, e o EBITDA passou de R$ 5,4 milhões no 4T12, para R$ 5,9 milhões no quarto trimestre de 2013. No acumulado do ano, a receita líquida somou R$ 85,1 milhões, alta de 14,8%.

Em 23 de dezembro de 2013, a Tempo Assist celebrou um contrato com a Caixa Seguros prevendo a venda da Tempo Dental por R$ 133,6 milhões.  A transação será concluída após a aprovação da ANS , visto que o CADE autorizou a operação, sem ressalvas, em fevereiro deste ano.

Sobre a TEMPO ASSIST

Empresa de capital aberto listada no Novo Mercado da BM&F Bovespa, o mais alto nível de governança corporativa da bolsa de valores, a TEMPO ASSIST é uma das principais companhias do país na prestação de serviços de seguro saúde, planos odontológicos, assistências especializadas, home care e soluções em saúde. Sua missão é assegurar o bem-estar dos clientes, oferecendo a melhor experiência de atendimento, por meio de seu time e parceiros.

A Companhia administra redes pulverizadas em cada um de seus negócios, contabilizando mais de 50 mil prestadores de serviços em todo o Brasil. Isso só é possível graças à sólida estrutura composta por profissionais especializados e sistemas sofisticados, que acompanham a evolução do mercado.

Contatos para Imprensa:

Ricardo Levy