13/05/2014

Plano de saúde pós-pago diminui cerca de 20% o custo das empresas

No Brasil, a maioria dos planos de saúde corporativos é contratada na modalidade de pré-pagamento, ou seja, a empresa com base no perfil de sua carteira de funcionários paga um valor fixo por mês à operadora de saúde, que absorve o risco das despesas assistenciais. No entanto, em busca de uma redução nos custos, muitas companhias têm migrado para o modelo de pós-pagamento, conhecido também como plano administrado, no qual se paga para a operadora, basicamente pelos serviços utilizados pelos beneficiários do plano.

O custo de administração desse produto para as empresas pode ser até 20% inferior ao do pré-pago, já que o valor do plano não está atrelado aos sinistros-- custos com despesas médicas --, como no modelo de pré-pagamento.

Segundo José Augusto de Paula, vice-presidente da Gama Saúde, operadora de planos médicos-assistenciais do grupo Tempo Assist, nesse modelo a remuneração ocorre exclusivamente pela prestação dos serviços. “O plano de pós-pagamento passa a ser vantajoso para companhias com mais de 3.000 vidas, considerando titulares e beneficiários, dado que a própria empresa administra seu risco”.

O aumento da procura pelos planos administrados ocorre, principalmente, porque os reajustes das operadoras de planos pré-pagos ficaram impraticáveis para o consumidor, por conta do aumento do custo assistencial prestado pelas instituições médico-hospitalares, além das incorporações tecnológicas, das coberturas obrigatórias e do desenvolvimento de novos medicamentos.

“O custo do plano pré-pago, por vezes, é alto para as companhias, pois além da taxa de administração, as operadoras costumam cobrar para constituir reservas financeiras e, assim, reduzir os riscos atuariais”, afirma o executivo da Gama Saúde. Ele acrescenta ainda que as principais vantagens do modelo de pós-pagamento são “a redução de custo, a taxa de administração fixa independente do sinistro, a possibilidade de inclusão de coberturas adicionais ao Rol mínimo da ANS, desenho de reembolso customizado, personalização do plano desenhado de acordo comas necessidades da empresa, entre outras”.

Atualmente, a rede credenciada da Gama Saúde conta com cerca de 3 mil médicos e mais de 38 mil pontos de atendimento em todo o Brasil.

Sobre a Gama Saúde

Com mais de 25 anos de atuação no mercado, a GAMA SAÚDE é uma operadora de planos médico-assistenciais, com registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS Nº 40.701-1), especializada na administração de planos de saúde por pós-pagamento (custo operacional) e no aluguel da rede de prestadores em âmbito nacional para operadoras de saúde, ou ainda para autogestões privadas, realizando tarefas em gestão administrativa e de controle de riscos em assistência à saúde.

www.gamasaude.com.br

Sobre a Tempo ASSIST

Empresa de capital aberto listada no Novo Mercado da BM&FBovespa, a Tempo Assist é uma das principais companhias do país na prestação de serviços de assistências especializadas, home care e soluções em saúde. Sua missão é assegurar o bem-estar dos clientes, oferecendo a melhor experiência de atendimento, por meio de seu time e parceiros. A Companhia administra redes pulverizadas em cada um de seus negócios, contabilizando mais de 50 mil prestadores de serviços em todo o Brasil. Isso só é possível graças à sólida estrutura composta por profissionais especializados e sistemas sofisticados, que acompanham a evolução do mercado.

Contatos para imprensa:

Ricardo Levy