16/03/2010

Med-Lar chega a São José dos Campos

Med-Lar chega a São José dos Campos para a prestação de serviços de home care a pacientes do Vale do Paraíba

Melhora da qualidade assistencial, menores custos e riscos de infecções hospitalares em pacientes de longa permanência são algumas das vantagens do home care em relação ao tratamento em hospitais.

A Med-Lar, empresa especializada em assistência domiciliar de saúde, pertencente a Tempo Assist - líder na administração de planos de saúde e serviços de assistência especializada – inaugura escritório em São José dos Campos para o serviço de home care ao público do Vale do Paraíba. O serviço inclui internação domiciliar, atendimentos domiciliares, medicare, monitoramento, gerenciamento de doenças crônicas, screnning (rastreamento epidemiológico), entre outros serviços de gestão do risco em saúde.

Pouco mais de 5% do faturamento da Tempo Assist refere-se aos negócios de assistência domiciliar. “Nossas expectativas é que o home care represente, em 2 anos, 15% dos resultados da Tempo Assist”, afirma o diretor da Unidade de Saúde do Grupo Tempo, Luiz Fernando Figueiredo.

Ainda de acordo com Figueiredo, a escolha por São José dos Campos deveu-se ao fato de a cidade representar, hoje, um grande polo econômico e reunir uma população-alvo significativa dos atuais clientes da empresa, que são operadoras de plano de saúde, clientes corporativos e pacientes particulares.

A Med-Lar já está presente fisicamente nas cidades de São Paulo, Barueri/SP, Campinas/SP, Santos/SP, Rio de Janeiro/RJ, Campos dos Goytacazes/RJ, Porto Alegre/RS, Brasília/DF e Salvador/BA. A programação da Med-Lar é ampliar cada vez mais a capacidade de atendimento em todo o território nacional. Entre os principais clientes da Med-Lar figuram empresas como SulAmérica, Sabesp, Fundação CESP, Petrobrás, Unibanco Seguros, Marítima Seguros, Volkswagen, Infraero etc.

O escritório da Med-Lar, em São José do Campos, ficará localizado na Avenida Alfredo Inácio Nogueira Penido, 335 – Conjunto 103, Jd. Aquários. Telefone: (12) – 3911-8680.

O homecare no Brasil x EUA

O home care como ferramenta de gestão de riscos em saúde existe no País há 14 anos, quando surgiram as primeiras empresas do setor, incluindo a Med-Lar e Staff Builders, duas das pioneiras em assistência domiciliar, adquiridas pela Tempo Assist em 2007 e 2008, respectivamente.

O home care é regularmente utilizado por operadoras de planos em substituição ao tratamento hospitalar com objetivos claros de melhora da qualidade assistencial, menores custos e riscos de infecções hospitalares em pacientes de longa permanência.

Figueiredo conta que o Brasil ainda engatinha nesse modelo de tratamento. “Para se ter uma idéia, nos EUA, por exemplo, o uso da ferramenta de home care é 20 vezes maior, proporcionalmente à população. Porém, o mercado potencial brasileiro é extremante alto, se considerarmos as estimativas que apontam ser o Brasil, em 20 anos, a sexta população mais idosa do mundo”, explica.

Ainda fazendo uma comparação com os EUA, naquele país, existem mais de 18,5 mil serviços ou empresas de home care, que atendem cerca de sete milhões de indivíduos, cujo perfil epidemiológico tem como base os doentes crônicos, portadores de incapacidades provisórias ou permanentes e os doentes terminais.